logotipo

Notícias, Tendências e Novidades em Moda em Americana - SP

ECO FASHION – MÉTODOS E TECIDOS SUSTENTÁVEIS VIRAM TENDÊNCIA


21 de JANEIRO de 2022

Você já ouviu falar sobre sustentabilidade na moda? Basicamente, moda sustentável ou eco fashion é uma vertente que busca minimizar os impactos no meio ambiente em seu processo de produção. Tal segmento surgiu com a necessidade social de economizar e salvar recursos naturais pela razão de serem finitos, uma vez que a indústria da moda tem um papel muito prejudicial ao meio ambiente, devido ao consumo desenfreado e descarte das peças. 

A ideologia do conceito de eco fashion é totalmente oposta ao de fast fashion, cujo método consiste na produção em massa para descarte rápido. A moda sustentável, ao contrário, tem por objetivo consumir menos, conhecer o produto, quem o confecciona, sempre se preocupando com questões sociais e ambientais. Esse movimento tem relação com o slow fashion, que consiste em produzir e consumir moda de forma duradoura e consciente.

Com a popularização do tema sustentabilidade, muitas marcas estão apostando em criar produtos para esses consumidores conscientes. A maior estratégia é mostrar ao público que a marca se identifica com esses ideais protecionistas, no entanto, é necessário, por parte dos consumidores, avaliar se há ações concretas ou se é puro marketing.

Já existem marcas 100% conscientes que apostam em várias alternativas para a produção de peças, utilizando materiais e métodos menos agressivos ao meio ambiente, desde a confecção até o descarte. Segundo a EPA (Agência de proteção ambiental dos EUA), a indústria têxtil é uma das quatro que mais gastam recursos e poluem a natureza. Como consequência, observa-se a grande necessidade de elaboração de políticas nesse âmbito empresarial, voltadas ao protecionismo ecológico.

Tecidos sustentáveis

Neste contexto, vários tipos de tecidos sustentáveis com a função de minimizar tais impactos ganharam notoriedade, como o cânhamo, o linho, o model, o algodão orgânico, a seda, o bambu, o Qmilk e o liocel. Também existem os tecidos reciclados, como o algodão, o nylon e o poliéster. Alguns destes materiais podem ser considerados biodegradáveis, já que levarão menos tempo para se decompor, devido à matéria-prima natural utilizada e sem comprometer a vida útil das peças.

Também existem métodos simplistas, os quais são menos poluentes e que vão além de tipos de tecido, alguns exemplos são: tingimento com corantes naturais (muito comuns na prática de Tie Dye), aplicação de colas menos tóxicas e reutilização de materiais que seriam descartados, tais como retalhos para a confecção de almofadas ou artesanato.

Além da questão ecológica, os consumidores conscientes também se importam com a ética social das marcas, ou seja, não se preocupam apenas com a origem dos materiais utilizados, mas também fiscalizam quem fabrica essas peças, uma vez que no fast fashion o trabalho escravo é muito comum: funcionários trabalham mais do que deveriam e recebem poucos centavos por peça, devido aos baixos custos finais. Por outro lado, no slow fashion existe uma preocupação humanitária e constante a respeito dos processos de confecção e, sendo assim, o consumidor acaba não se importando de pagar mais caro pelo produto, já que tem em mente que não está contribuindo com processos escravagistas.

Com a popularização da pauta “sustentabilidade” na mídia, bem como em razão de seus benefícios ao planeta, tem se tornado mais fácil encontrar variedades de tecidos e marcas, que cada vez mais alinham-se às ideias e preocupações dos consumidores, para os quais toda a situação está muito além de apenas “consumir algo”, mas sim, de adotar um estilo de vida voltado à concepção protecionista que permeia boa parte da população mundial. A moda sustentável está na moda, e veio para ficar.


ARTIGO ESCRITO POR:


Nathália Trevizam*

Vitória Perin*


REFERÊNCIAS:


GUIMARÃES, Daniel. Quais são os tecidos sustentáveis? www. meiosustentavel.com.br, 2020.  Disponível em: https://meiosustentavel.com.br/tecidos-sustentaveis/. Acesso em: 25 de abril de 2021.


Sou de algodão. www.soudealgodao.com.br, 2021. Disponível em: https://soudealgodao.com.br/desafio/?gclid=Cj0KCQjw1PSDBhDbARIsAPeTqrdzEe_8lRSkfx1lFrPIYmYLm4DQusxcSb1FVjUOKPgCTiB-ffIe7ywaAt6CEALw_wcB. Acesso em: 19 de abril de 2021.


Tecidos sustentáveis: ter consciência está na moda. www.ecycle.com.br, 2021. Disponível em: https://www.ecycle.com.br/9208-tecidos-sustentaveis.html#:~:text=Tecidos%20sustent%C3%A1veis%20s%C3%A3o%20tecidos%20criados,naturais%20e%20na%20consci%C3%AAncia%20ecol%C3%B3gica. Acesso em: 28 de abril de 2021.


O Portal Americana Moda une os empresários envolvidos na indústria, serviços e comércio de moda e vestuário tendo como ponto de contato a região de Americana e Santa Bárbara D'Oeste, famoso pólo de moda brasileiro. Para você que é industrial da moda e vestuário de Americana, Santa Bárbara e região chegar mais longe e aumentar suas vendas no atacado, atingindo lojistas que até então não conheciam sua marca ou não consideravam te visitar na hora de abastecer e renovar seus estoques. Para você que é lojista de São Paulo e Interior e procura expandir as opções de compra no atacado dentro das mais variadas tendências da moda, com um amplo leque de opções à sua disposição. Para você que é industrial da moda e vestuário de São Paulo e Interior e procura serviços de qualidade para sua costura externa e já conhece o potencial e a qualidade das oficinas de costura de Americana, Santa Bárbara D'Oestes e região, mas não tinha acesso a todas as opções disponíveis na hora de escolher a oficina mais adequada para você. Para você que vive o setor de moda e vestuário de alguma forma, um canal de notícias, informações, anúncios de vagas, serviços e equipamentos. Nosso objetivo é AUMENTAR O PODER DE ALCANCE DA SUA EMPRESA e GERAR MAIS NEGÓCIOS!

© 2016-2022 Americana Moda, um site Roteiro da Moda

facebook  instagram

site desenvolvido pela: pratza