logotipo

Notícias, Tendências e Novidades em Moda em Americana - SP

COZY FASHION: CONFORTO, ARTE E INTERIORES NUMA SÓ TENDÊNCIA


04 de FEVEREIRO de 2022

O modo de vestir, de viver, de nos expressar, transcendeu as passarelas e invadiu os armários. Casas, por exemplo, foram fatores/ambientes que sofreram ainda mais impacto no momento pandêmico.

  O cozy fashion revela aconchego, acolhimento, conforto; quando falamos sobre este tema, a união artística e da expressão da Moda é aplicada. São tão correlacionadas quanto se imagina!

Atualmente, a qualidade de vida, o bem-estar, o conforto estão atrelados ao movimento, levando de certa forma a “substituição” do contato que há tempos não se tem entre as pessoas, proporcionando um “calor instantâneo”. Sabe-se que um toque, uma proximidade calorosa entre as pessoas é insubstituível, mas a necessidade do momento requer este respeito. 

 Em termos de Moda, estes sentimentos estão sendo representados por peças como o Oversized, conjuntos, tecidos fluidos, naturais, e também o moletom que, por muito tempo foi visto apenas como uma peça “de fim de semana”, mas traz atualmente grande referência de descanso, pois, com a diminuição do contato humano, as pessoas buscam outras formas de suprir essa necessidade, e o toque do tecido de moletom, que é produzido por algodão e lã, é capaz de transmitir a sensação de maciez, aconchego e suavidade a quem o usa, proporcionando o autocuidado. 

Para as tendências de design de interiores não é diferente: os tecidos naturais estão em alta, pois possuem uma estética bem aceita e um toque agradável, sendo quente no inverno e leve no verão, também são resistentes e adequados para aqueles que estão em trabalho no sistema home office. As peças são, em geral, atemporais e funcionais, para que o aconchego seja integrado à toda família, podendo estar na sala, no escritório ou em espaços de lazer. Mesas, poltronas e cadeiras foram substituídas por metais, valorizando os elementos naturais e evitando a escassez dos produtos.


Vale ressaltar que estampas integram o estilo cozy, como o floral que representa leveza, o animal print como aspecto de liberdade, e metais, sejam nos colares ou elos de correntarias com símbolos de união, resistência e realeza, que podem ser encontrados nos detalhes das tachas dos estofados, cadeiras e pés de poltronas.

Para integrar e intensificar ainda mais cada tendência do cozy e seus signos, a Pantone (referência mundial em gráfica de cores) trouxe para 2021 duas cores destaques, tanto para o design de Moda quanto para o design de Interiores: a Ultimate Gray, com significado de resiliência e firmeza, e a Illuminating, represntando luminosidade e aconchego, traduzindo ainda mais o movimento cozy .

Além dos signos deste ano, o Bureau de Trendhunter, da WGSN, trouxe algumas informações sobre o cozy, destacando que a tendência continua forte e poderosa, através de sua representação da cor que tem tudo para ser o destaque do ano, a Orchid Flower. A cor transmite o significado de tudo o que o cozy representa: é um tom de rosa bem intenso e saturado, próprio de uma das espécies de orquídeas, e traz energia e positividade para um ano pós-pandemia, sem perder o ponto principal do aconchego, que já foi esquecido e hoje é tão valorizado por todos.

Com os referenciais apresentados, pode-se afirmar que o cozy não veio como tendência passageira, mas como a representação de recomeço, de estilo de vida e de pensamento, colocando todas as pessoas em um grau de reflexão sobre o belo, sobre o calor, aconchego, que hoje se tornou um artigo de luxo. Parafraseando Coco Chanel: “O luxo tem que ser confortável ou não é luxo”.

Inspire-se!


ARTIGO ESCRITO POR:


Bruno Toniatto*

Joyce Faria*

Silvia do Nascimento*


REFERÊNCIAS:


COZY STYLE: JÁ OUVIU FALAR? A GENTE TE CONTA. www.optemais.com.br, 2019. Disponível em: https://blog.optemais.com.br/cozy-style/. Acesso em 20 de maio de 2021.


SILVEIRA, Leslie Silva. Moda, decoração e arquitetura. www.liberal.com.br, 2020.

Disponível em: https://liberal.com.br/revista-l/casa/moda-decoracao-e-arquitetura-1131968/ Acesso em 20 de maio de 2021.


COATES, Isabelle. Coloro + WGSN: Cor do ano 2022 | Flor de orquídea. www.wgsn.com, 2020.  Disponível em: https://www.wgsn.com/blogs/coloro-wgsn-colour-of-the-year-2022-orchid-flower/. Acesso em 20 de maio de 2021.


AS CORES P/V 2022 AMÉRICA LATINA. www.somosconteudo.com.br, 2020. Disponível em: https://somosconteudo.com.br/as-cores-p-v-2022-america-latina/. Acesso em 20 de maio de 2021.



O Portal Americana Moda une os empresários envolvidos na indústria, serviços e comércio de moda e vestuário tendo como ponto de contato a região de Americana e Santa Bárbara D'Oeste, famoso pólo de moda brasileiro. Para você que é industrial da moda e vestuário de Americana, Santa Bárbara e região chegar mais longe e aumentar suas vendas no atacado, atingindo lojistas que até então não conheciam sua marca ou não consideravam te visitar na hora de abastecer e renovar seus estoques. Para você que é lojista de São Paulo e Interior e procura expandir as opções de compra no atacado dentro das mais variadas tendências da moda, com um amplo leque de opções à sua disposição. Para você que é industrial da moda e vestuário de São Paulo e Interior e procura serviços de qualidade para sua costura externa e já conhece o potencial e a qualidade das oficinas de costura de Americana, Santa Bárbara D'Oestes e região, mas não tinha acesso a todas as opções disponíveis na hora de escolher a oficina mais adequada para você. Para você que vive o setor de moda e vestuário de alguma forma, um canal de notícias, informações, anúncios de vagas, serviços e equipamentos. Nosso objetivo é AUMENTAR O PODER DE ALCANCE DA SUA EMPRESA e GERAR MAIS NEGÓCIOS!

© 2016-2022 Americana Moda, um site Roteiro da Moda

facebook  instagram

site desenvolvido pela: pratza