logotipo

Notícias, Tendências e Novidades em Moda em Americana - SP

AS NOVAS TENDENCIAIS ESTÃO VIRANDO ATEMPORAIS?


04 de FEVEREIRO de 2022

Há décadas ouvimos dizer que a moda é passageira, padrões são estabelecidos e tendências são empregadas, mas apesar de todas essas transformações, a atemporalidade é mantida?

  Por meio do “novo agora”, vemos que o mundo tem repensado seus valores e princípios e reconectado suas essências. A estabilidade tem sido um dos principais fatores nas escolhas e qualidade na vida das pessoas.  A moda, dessa forma, se torna um agente dependente no cotidiano de todos, seja no vestuário, acessórios e sapatos. Vemos que as grandes marcas, por exemplo, já estão aplicando essa nova mentalidade nas coleções e produção de tendências, como a restabilização do calendário sazonal dos desfiles. Assim como a sustentabilidade, que se torna uma condição importante nas novas produções, se tornando atemporal.

As produções em larga escala, como fast-fashions, continuam em alta, diante de inúmeros fatores como estampas, tecidos e modelos, mas a estabilidade e a procura por qualidade nos materiais tem crescido bastante nos últimos tempos, em função da praticidade e conforto para todos diante de um cenário de pandemia. 

O clássico e atemporal se torna tendência no outono/inverno de 2021, peças-chaves como o xadrez quadriculado voltam de vez em tons fechados como o marrom, cinza, verde oliva e vermelho. Assim como a aposta em terceiras peças, que são essenciais na valorização e complementação do look.

Vemos que peças como os trench coats* beges, o tênis converse, os jeans da Levis, o clássico óculos de sol aviador da Ray-Ban, os relógios com pulseira de couro, o vestido preto e a blusa branca são itens que não “caem da moda”. Estampas como o floral e o animal print estão há anos nas fashion walks de diferentes formatos, mas sempre sendo relembrados e não deixando de lado a essência que o material abrange no mercado global.

Diante de todos esses aspectos, o que faz uma peça ser considerada atemporal? A realidade por trás da atemporalidade se dá pelo significado que atrelarmos ao que vestimos e apresentamos às pessoas, uma roupa em um cabide, por exemplo, pode não possuir nenhuma grandiosidade, mas quando vestida e interpretada por uma pessoa, a roupa agrega na expressão da identidade desta pessoa. A atemporalidade pode ser considerada algo invisível, devido a se tratar de algo fora do contexto do que é ser “moda”, e por tratar do neutro, como o jeans, que é simples e prático, conforme interpreta Richard Sorger em suas análises. Dessa forma, vemos que as diversas associações, a raridade, a valorização e o status, são os principais fatores que mantêm determinado produto vivo durante décadas. As emoções e momentos auxiliam na criação e valor das peças segundo Filep Motwary, curador, autor e crítico de moda, fazendo com que determinado produto possua um significado ainda maior. Assim, vemos que a composição e criação de uma peça reconhecida no mundo da moda como atemporal, pode levar horas e inúmeras pessoas para a fabricação, envolvendo a originalidade, a tecnologia e as formas esculturais do item, como defendido pela designer Satu Maaranen.

Atualmente, novos estilistas estão se adaptando a este novo recurso e empregando em suas marcas, como as coleções desenvolvidas para os armários cápsula, que tem sido uma grande aposta comercial em razão da facilidade e agilidade na variação de looks. Dessa forma, é possível comprovar que tudo ao nosso redor é presenciado em ciclos e fases. Situações e oportunidades são criadas e ajustáveis a todo momento.


ARTIGO ESCRITO POR:


Vitória Perin*

Nathalia Trevizam*


REFERÊNCIAS:


BAN, Lavinia. Qual o verdadeiro significado da moda atemporal. Not just a label, 2014. Disponível em: https://www.notjustalabel.com/editorial/what-true-meaning-timeless-fashion. Acesso em: 10 de maio de 2021.


KLICH, Tanya. As tendências da moda na primavera 2021 apontam para coleções básicas e de guarda-roupa-cápsula de marcas como Classic Six. Forbes, 2021. Disponível em: https://www.forbes.com/sites/tanyaklich/2021/04/18/spring-2021-fashion-trends-point-to-elevated-basics-and-capsule-wardrobe-collections-by-brands-like-classic-six/?sh=513658565f18. Acesso em: 08 de maio de 2021.


O, Desirée. 30 tendências da moda que nunca sairão de moda. Best life online, 2019. Disponível em: https://bestlifeonline.com/timeless-style-trends/. Acesso em 08 de maio de 2021.



O Portal Americana Moda une os empresários envolvidos na indústria, serviços e comércio de moda e vestuário tendo como ponto de contato a região de Americana e Santa Bárbara D'Oeste, famoso pólo de moda brasileiro. Para você que é industrial da moda e vestuário de Americana, Santa Bárbara e região chegar mais longe e aumentar suas vendas no atacado, atingindo lojistas que até então não conheciam sua marca ou não consideravam te visitar na hora de abastecer e renovar seus estoques. Para você que é lojista de São Paulo e Interior e procura expandir as opções de compra no atacado dentro das mais variadas tendências da moda, com um amplo leque de opções à sua disposição. Para você que é industrial da moda e vestuário de São Paulo e Interior e procura serviços de qualidade para sua costura externa e já conhece o potencial e a qualidade das oficinas de costura de Americana, Santa Bárbara D'Oestes e região, mas não tinha acesso a todas as opções disponíveis na hora de escolher a oficina mais adequada para você. Para você que vive o setor de moda e vestuário de alguma forma, um canal de notícias, informações, anúncios de vagas, serviços e equipamentos. Nosso objetivo é AUMENTAR O PODER DE ALCANCE DA SUA EMPRESA e GERAR MAIS NEGÓCIOS!

© 2016-2022 Americana Moda, um site Roteiro da Moda

facebook  instagram

site desenvolvido pela: pratza