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REDES SOCIAIS: PRÓS E CONTRAS


04 de FEVEREIRO de 2022

No mundo virtual, as redes sociais são os meios mais importantes para expressar sentimentos, opiniões e compartilhar informação, e operam em vários níveis: profissionais, de relacionamento, comercial, entre outros. As redes sociais são alvo de discussões como a falta de privacidade de seus usuários, no entanto, o lado positivo do uso das redes é muito abrangente e contribui para a sociedade, como nos casos em que é utilizada como meio de convocação para manifestações públicas e protestos. Em relação ao mercado, as redes criam uma nova forma de relacionamento entre empresas e clientes, abrindo caminho para interação e facilitando a troca de informações para a comercialização de produtos e prestação de serviços.

  Em 2020, as 10 redes sociais mais usadas no Brasil segundo relatório produzido em parceria por We Are Social e Hootsuite.  foram: Facebook, WhatsApp, Youtube, Instagram, Facebook Messenger, LinkedIn, Pinterest, Twitter, TikTok e Snapchat.

Com o aumento do uso das redes sociais, surgem também problemas, e alguns prós e contras podem ser facilmente listados:

Prós:

 Ferramentas muito importantes em relação à distância, permitindo inclusive que exista contato visual com outra pessoa por meio virtual.

Oferecem a possibilidade de conhecer pessoas com gostos semelhantes aos seus, aproximando pessoas por afinidades e construindo amizades, ainda que no mundo virtual.

 Aumentam e estimulam a criatividade, na criação de conteúdos por exemplo, pelo número de referências disponibilizadas.

Contras:

Muitas pessoas acabam se comparando às outras, por conta do número de likes por exemplo, causando uma baixa autoestima. 

Pode fazer com que as pessoas se viciem no celular, perdendo interações reais em troca das virtuais. 

 Pode ser ferramenta de procrastinação.


REDES SOCIAIS NA MODA


As redes sociais têm cada vez mais relação com a moda e isso ocorre após um longo período em que as revistas e a TV foram as maiores responsáveis por fazer com que coleções de moda chegassem aos olhos dos consumidores. Como o clássico marketing “boca a boca”, em que pessoas divulgam empresas e produtos para outras pessoas de forma espontânea, ainda é muito presente e importante para o mercado, as redes sociais passam a ser ainda mais relevantes, considerando que sua dinâmica permite este tipo de troca, estimulando, cada vez mais, campanhas envolventes que podem ser facilmente compartilhadas, pensadas especialmente para as redes sociais, permitindo que o consumidor se apresente como um parceiro na divulgação.

Dentre as várias redes sociais que existem, o Instagram talvez seja a que mais se destaca no cenário da moda atualmente, pela facilidade de se fazer postagens de forma prática e instantânea.

Atualmente, as redes sociais cumprem um papel essencial para os eventos de moda, divulgando de forma democrática o que é apresentado nas passarelas, permitindo análises de um público amplo de apreciadores, diferenciando da dinâmica que ocorria no passado, quando os eventos eram fechados a um grupo restrito de profissionais e as tendências só chegavam ao público através de reviews em matérias de revistas, jornais e programas de tv. Este grupo de privilegiados era responsável pela avaliação do que era apresentado e pelo conteúdo criado sobre o assunto através do seu ponto de vista, o que acabava influenciando o consumidor de acordo com as suas percepções.

Hoje em dia, marcas podem levar influenciadores digitais aos eventos, levando a informação de forma mais leve e próxima a um público de seguidores que talvez nunca tenha acesso a esse tipo de conteúdo de forma presencial. Os camarins são finalmente conhecidos, os desfiles nas passarelas transmitidos ao vivo, e os eventos ganham a possibilidade de serem pensados de forma transmidiática, permitindo extrapolar os assuntos abordados dos limites do evento em si.

Com o aumento da exposição, as marcas tiveram que se atentar não apenas as suas questões comerciais, mas também às administrativas. Como exemplo, citamos o caso ocorrido com a marca espanhola Zara, acusada de trabalho escravo e fortemente atingida e criticada no meio digital. Independente das consequências legais em relação ao caso, fica difícil de desvincular e imagem negativa da marca após uma exposição como esta. Apesar de serem organizações, as marcas precisam humanizar suas ações para dialogar e se conectar com o seu público de forma mais próxima, amigável e humana, o consumidor espera este tipo de posicionamento.


PRÓS E CONTRAS DAS REDES SOCIAIS PARA MARCAS DE MODA

Prós:

Atualização contínua de tendências e novidades

Praticidade para o acesso a conteúdo

Possibilidade de escolha de conteúdo

Conexão maior com o cliente e público-alvo

Possibilidade de compartilhamento 

Maior interatividade

Contras:

 Estímulo ao consumismo

 Comunicação artificial

 Comparação

 Excesso de críticas e julgamentos aos usuários 

É inevitável que essa relação entre moda e redes sociais cresça cada vez mais. Essa é uma junção que se formou não só por necessidade do mercado da moda, mas também pela democratização de conteúdos e pela popularização de canais e páginas administrados por pessoas, muitas vezes anônimas, que se tornaram influenciadores digitais.


ARTIGO ESCRITO POR:


Ana Livia Ribeiro Lima*

Jessica Lemos Ferreira Da Silva*



REFERÊNCIAS:


AS 10 REDES SOCIAIS mais usadas no Brasil em 2020. Resultados digitais, 2021. Disponível em: https://resultadosdigitais.com.br/blog/redes-sociais-mais-usadas-no-brasil/> Acesso em: 19 de maio de 2021.

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