logotipo

Notícias, Tendências e Novidades em Moda em Americana - SP

TENDÊNCIAS DE MODA QUE VOLTARAM PARA A ATUALIDADE


04 de FEVEREIRO de 2022

Faz parte da moda ter tendências que vão e voltam, isso depende do estilista e também da época em que estamos vivendo, já que esse fenômeno não tem data e nem local certo para acontecer. É algo comum, que faz parte do ciclo da moda. Pessoas mais jovens aproveitam para que possam usar estilos de roupas de outras eras e pessoas mais velhas aproveitam para que possam curtir novamente um estilo que já passou.

As tendências são nada mais que previsões quanto ao uso de roupas, cores, tecidos, estampas, etc. São criadas com base no ciclo da moda, que é resultado de um ritmo contínuo deste mercado e reflexo do interesse social.

As próximas tendências de moda são escolhidas através de pesquisas, é por meio de análise de valores sociais, de desejos particulares dos consumidores, de criações inovadoras de estilistas, de releituras de quadros históricos, e outros. Os resultados das pesquisas são vistos em Paris, na maior feira do segmento do mundo, a Premiere Vision.


NOSTALGIA PRECOCE


Atualmente estamos criando um fenômeno inédito, que é a “nostalgia precoce”, isso ocorre porque a velocidade em que as tendências passadas estão sendo revividas está acontecendo de uma maneira muito rápida e cada vez maior. 

O porquê disso ocorrer é simples, vivemos em uma era digital onde tudo é muito rápido, um influencer com grande poder de voz tem força suficiente para se tornar um estilo popular, diferente de antes, as tendências são criadas para durar uma ou duas temporadas, sendo que antes, eram pensadas para durar até anos! 

Junto com as tendências de moda que sempre ressurgem, todos conhecem uma peça de roupa coringa, aquela que combina com tudo e atravessa gerações, um exemplo é o tênis All Star, da marca Converse, que a mais de 100 anos é uma peça de roupa indispensável. 

Junto ao All Star, outra peça que nunca sai de moda é o jeans, que não está presente somente na calça, mas também na jaqueta e até mesmo no tênis!

O jeans que conhecemos hoje passou por inúmeros formatos até chegar no que conhecemos hoje, desde a época em que ele era desbotado, tingido e hoje passa pelo estilo rasgado. 

Ninguém sabe como será o próximo jeito que ele será, mas uma coisa é certa, ele continuará presente na gaveta de todos, independente do estilo.

Em 1947 o estilista Christian Dior criou e introduziu uma revolução, chamada New Look. Uma coleção inspirada na década de 1860. A inspiração para esta coleção foi após a Segunda Guerra Mundial, quando as mulheres se entregaram ao trabalho, perdendo sua ternura e sua feminilidade. 

O que Christian Dior fez foi trazer de volta a nobreza da feminilidade, de um jeito mais moderno e confortável, algo que as roupas da época não eram.

A foto acima mostra como o estilo New Look era, algo bem mais leve que as peças do século XIX, porém, ainda continuava com um visual bem parecido, diferente do que podemos ver nos dias de hoje, na moda mainstream.

Um estilista brasileiro que já usou dessa ideia é o paulistano Alexandre Herchcovitch, no SPFW (São Paulo Fashion Week) N50, ele estreou um documentário que falava sobre as suas 6 peças de roupas preferidas e lá estava uma de suas obras, um vestido preto, todo tricotado por sua mãe. 

No documentário, Alexandre fala sobre sua inspiração para o vestido. A ideia veio de um vestido de noiva dos anos 40, e um pouco da Mortícia Adams, do desenho fictício ‘’A família Adams’’.


ARTIGO ESCRITO POR:


Leticia Beserra da Silva*

Lucas Prearo Vicente*

Mariana de Oliveira Messias*



REFERÊNCIAS:


12 Tendências dos anos 90 que voltaram à moda. Revista lofficiel: Por que as tendências da moda estão voltando cada vez mais rápido? Incrível. Brasil. Disponível em: <https://incrivel.club/inspiracao-mulher/12-tendencias-dos-anos-90-que-voltaram-a-moda-561360/> Acessado em: 08 de abril de 2021.


CELLI, Karina. Porque algumas tendências voltam. Jornal Nova Época, 2019. Disponível em: <https://www.jornalnovaepoca.com/artigo/porque-algumas-tendencias-voltam>. Acesso em: 08 de abril de 2021.


POR QUE AS TENDÊNCIAS da moda estão voltando cada vez mais rápido?

L’OFFICIEL Brasil, 2020. Disponível em: <https://www.revistalofficiel.com.br/moda/por-que-as-tendencias-da-moda-tendem-a-voltar> Acesso em: 08 de abril de 2021.


O Portal Americana Moda une os empresários envolvidos na indústria, serviços e comércio de moda e vestuário tendo como ponto de contato a região de Americana e Santa Bárbara D'Oeste, famoso pólo de moda brasileiro. Para você que é industrial da moda e vestuário de Americana, Santa Bárbara e região chegar mais longe e aumentar suas vendas no atacado, atingindo lojistas que até então não conheciam sua marca ou não consideravam te visitar na hora de abastecer e renovar seus estoques. Para você que é lojista de São Paulo e Interior e procura expandir as opções de compra no atacado dentro das mais variadas tendências da moda, com um amplo leque de opções à sua disposição. Para você que é industrial da moda e vestuário de São Paulo e Interior e procura serviços de qualidade para sua costura externa e já conhece o potencial e a qualidade das oficinas de costura de Americana, Santa Bárbara D'Oestes e região, mas não tinha acesso a todas as opções disponíveis na hora de escolher a oficina mais adequada para você. Para você que vive o setor de moda e vestuário de alguma forma, um canal de notícias, informações, anúncios de vagas, serviços e equipamentos. Nosso objetivo é AUMENTAR O PODER DE ALCANCE DA SUA EMPRESA e GERAR MAIS NEGÓCIOS!

© 2016-2022 Americana Moda, um site Roteiro da Moda

facebook  instagram

site desenvolvido pela: pratza