logotipo

Notícias, Tendências e Novidades em Moda em Americana - SP

O que são tendências?


13 de OUTUBRO de 2021

Tendência no mercado da moda nada mais é do que o que se usa ou se consome em determinado momento. Peças de roupas, acessórios, cores, formatos... tudo o que estará e está presente no gosto de determinado público em uma estação ou época específica. Esses fatores são notados nas mídias sociais, revistas, desfiles, programas de TV e principalmente nas ruas. Ou seja, tendências de moda são previsões do que o consumidor deve gostar e escolher comprar em determinada época.

AS TENDÊNCIAS SÃO DIVIDIDAS EM TRÊS TIPOS:

Modismo ou modinha: Tendência passageira, sem significado cultural relevante. Muitas pessoas usam e algumas empresas conseguem ganhar muito dinheiro com elas, mas por um curto período. 

Microtendências ou tendências: Tendências que duram de três a cinco anos por exemplo, são bem comerciais e são como traduções das macrotendências no nosso dia a dia, trata-se de tendências como estampas, paleta de cores, modelo de calça, entre outros.

Macrotendências ou megatendências: São tendências aderidas de forma global, dizem respeito a tendências que provocam grandes transformações, gerando novos movimentos e correntes culturais. Sentimos o impacto delas por muitos anos e em alguns casos elas nunca deixam de estar presentes, representam uma espécie de comportamento em relação ao mundo e afetam toda cadeia de produção e consumo. Podem durar até 10 anos para que haja novas mudanças. 

E COMO SÃO PESQUISADAS? 

Há algumas maneiras de pesquisar tendências, alguns exemplos são:

Não perder nenhuma passarela, ou seja, acompanhar a semana de moda, é de lá que você poderá encontrar tendências de forma mais fácil. 

Conhecer os influenciadores do momento, se eles usam, é tendência. Saiba quem são os influenciadores mais conhecidos e principalmente, saiba quem são os influenciadores preferidos dos seus clientes.

Fique de olho no Instagram, essa rede social lida diariamente com tendências através de hashtags, seguidores e influencers. É essencial nos dias de hoje para pesquisar e conhecer estilos em todo o mundo.

Coolhunter, que nada mais é do que o profissional da moda que estuda tendências, para isso ele pode viajar para outros lugares do mundo e observar o comportamento e dia a dia dos locais, e traduzir para tendências no futuro. 

WGSN, é uma empresa especializada em prever tendências para a moda e outros mercados. Parte de suas pesquisas são comercializadas para auxiliar na tomada de decisões de pessoas e marcas.

Agora que abordamos o que são tendências e como elas são pesquisadas, podemos mostrar algumas de 2021 e para o verão de 2022.

Começando por 2021, a tendência do ano são roupas de tons mais claros, trazendo energia e equilíbrio para a composição do look. Acompanhado de acessórios como brincos, colares, faixas de cabelo, bandanas e lenços. Peças mais soltas como as calças wide legs são muito populares, assim como algumas peças mais estruturadas como shorts, calças e coletes de alfaiataria.

Texturas como o tricô, o crochê e até mesmo a palha, aparecem bastante em sapatos, bolsas, acessórios e nas próprias roupas, além de sobreposições para trazer ainda mais personalidade ao look.

As peças do momento são: macacões, saia midi, mangas bufantes e trabalhadas, transparência, muscle tee, blusas com babados, biker shorts e conjuntos.

Com os desfiles finalizados, já podemos falar sobre as tendências do próximo ano, com destaque para o conforto, a sensualidade e o toque artesanal.

Marcas como Hermès, Dries Von Noten, Acne Studios e Balenciaga trouxeram peças inspiradas em redes de pescadores. Podem ser usadas como sobreposição ou como um detalhe em alguma peça.

As mangas bufantes e estruturadas também fizeram aparições nos desfiles da Balmain, Loewe e Givenchy. O significado dessa tendência tem relação com um recurso utilizado pela natureza de animais que, quando se sentem ameaçados inflam e/ou arrepiam para parecem maiores para os predadores. E, considerando o tempo atual, esses volumes podem ser associados a armas de defesa. 

Algumas tendências de 2021 ainda permanecem, como o crochê, a transparência e a alfaiataria.

Vale lembrar que seguir tendências não é algo obrigatório, o importante é se sentir bem naquilo que se está vestindo. Moda vai além de peças de roupas bonitas, moda é expressão, é história.

ARTIGO ESCRITO POR

Ana Livia Ribeiro Lima* 
Jessica Lemos Ferreira Da Silva*

* Alunos do curso de Moda do Unisal.

Referências 

AS MELHORES tendências de primavera verão 2021. Uper Bag, 2021. Disponível em: https://www.upperbag.com.br/tendencias-de-primavera-verao-2021 . Acesso em: 25 de abril de 2021.

TENDÊNCIAS que vão invadir moda. Vogue, 2020. Disponível em: https://vogue.globo.com/moda/noticia/2020/12/19-tendencias-que-vao-invadir-moda- em-2021.html . Acesso em: 20 de abril de 2021.

TENDÊNCIAS de moda para a primavera/verão 2021. Almanaque de Mulher, 2021. Disponível em: https://www.almanaquedamulher.com/cat-moda/tendencias-verao-2021/ . Acesso em: 24 de abril de 2021.

VARELA, Thaís. 7 tendências da temporada de Inverno 2021/2022 para ficar de olho. Revista Glamour, 2021. Disponível em: https://revistaglamour.globo.com/Moda/Tendencias/noticia/2021/03/7-tendencias-da-temporada-de-inverno-20212022-para-ficar-de-olho.html . Acesso em: 15 de maio de 2021.

KRIEGER, Jessica. Tendências Verão 2022: 10 propostas das semanas de moda internacionais. Fashion Bubbles, 2021. Disponível em: https://www.fashionbubbles.com/estilo/tendencias-verao-2022/ . Acesso em: 25 de abril de 2021.

NYFW Verão 2021 / 2022 – As principais tendências para ficar de olho. Juliana Bacellar, 2021. Disponível em: https://julianabacellar.com.br/tendencias-nyfw-verao-2021-2022/ . Acesso em: 25 de maio de 2021.

COMO DETECTAR AS TENDÊNCIAS DE MODA. Estilo Catarina, 2020. Disponível em: http://www.estilocatarina.com.br/conteudos-gratuitos/como-detectar-as-tendencias-de-moda.html . Acesso em: 05 de maio de 2021.

SANTOS, Virgilio Marques dos. O que é uma tendência? Como esse conceito é importante? FM2S, 2017. Disponível em: https://www.fm2s.com.br/o-que-e-uma-tendencia/ . Acesso em: 25 de abril de 2021.

QUAL A DIFERENÇA de macrotendências e microtendências? Amélia Oficial, 2020. Disponível em: https://blog.ameliaoficial.com.br/macrotendencias-e-microtendencias/ . Acesso em: 25 de abril de 2021.


O Portal Americana Moda une os empresários envolvidos na indústria, serviços e comércio de moda e vestuário tendo como ponto de contato a região de Americana e Santa Bárbara D'Oeste, famoso pólo de moda brasileiro. Para você que é industrial da moda e vestuário de Americana, Santa Bárbara e região chegar mais longe e aumentar suas vendas no atacado, atingindo lojistas que até então não conheciam sua marca ou não consideravam te visitar na hora de abastecer e renovar seus estoques. Para você que é lojista de São Paulo e Interior e procura expandir as opções de compra no atacado dentro das mais variadas tendências da moda, com um amplo leque de opções à sua disposição. Para você que é industrial da moda e vestuário de São Paulo e Interior e procura serviços de qualidade para sua costura externa e já conhece o potencial e a qualidade das oficinas de costura de Americana, Santa Bárbara D'Oestes e região, mas não tinha acesso a todas as opções disponíveis na hora de escolher a oficina mais adequada para você. Para você que vive o setor de moda e vestuário de alguma forma, um canal de notícias, informações, anúncios de vagas, serviços e equipamentos. Nosso objetivo é AUMENTAR O PODER DE ALCANCE DA SUA EMPRESA e GERAR MAIS NEGÓCIOS!

© 2016-2021 Americana Moda, um site Roteiro da Moda

facebook  instagram

site desenvolvido pela: pratza