O curso forma profissionais com sólidos conhecimentos na área e aptos para atuarem nos diferentes setores que geram produtos e serviços de Moda, com uma ampla visão artística, sistêmica da organização, domínio de técnicas de especialidades, postura analítica-crítica, ético-profissional, atitude científica e capacidade empreendedora. O profissional desenvolve nesta graduação as habilidades exigidas pela área, não necessitando desenhar ou ter outro conhecimento técnico para ingressar.
O curso prepara o profissional através dos valores institucionais para o mercado de Moda, que é crescente no Brasil. A necessidade de profissionais especializados na industrialização e comercialização de produtos ligados à beleza, indumentária, joias e acessórios faz com que o curso tenha local de destaque. Americana é cidade polo têxtil e sua vizinha Limeira é polo joalheiro. A região possui inúmeros shoppings e seu varejo se mostra aquecido, justificando a busca pelo conhecimento desta área reconhecida mundialmente como segmento que impulsiona o desenvolvimento da pesquisa, indústria e comércio.
Objetivos gerais:
Criar e difundir o conhecimento na área de Moda em nível superior;
Aproximar a Instituição de ensino e a comunidade em espírito de parceria, promovendo um processo intenso de trocas que seja profícuo para ambas as partes;
Desenvolver a visão sistêmica por meio de práticas inter e/ou transciplinares capazes de transpor a fragmentação do conhecimento de Moda;
Desenvolver a autonomia interpretativa e decisória para atuação em um ambiente de pluralidade cultural;
Consolidar práticas pedagógicas inovadoras que proporcionem a aproximação entre a teoria e a prática da Moda, facilitando o
Posicionamento dos alunos no mercado de trabalho;
Propiciar sólida formação geral e humanística;
Capacitar o aluno para a argumentação;
Formar competência para reconhecer, analisar, articular, interpretar e avaliar os fenômenos sociais e empresariais com criticidade;
Qualificar para a atuação profissional, permeada de responsabilidade ético-social.
Objetivos específicos:
Formar profissionais com sólidos conhecimentos para desenvolver produtos de moda em completa integração com a identidade do UNISAL, buscando que eles se fixem na região promovendo o desenvolvimento sustentável.
Permitir aos alunos habilidades e competências voltadas à pró-atividade, comprometimento, capacidade de pesquisar, absorver as novas tecnologias do setor, desenvolver e implementar novos projetos.
Oferecer e articular atividades de pesquisa e extensão associadas à realidade regional, formando profissionais para o mercado real de necessidades, motivando a investigação.
Desenvolver a capacidade do discente de expressar claramente suas ideias, fazer divulgações científicas ou tecnológicas e de se manter continuamente atualizado dando o suporte acadêmico para prosseguir seus estudos em nível de atualização, especialização ou pós-graduação stricto-sensu.
Estimular o empreendedorismo e relação com a comunidade através da prática do estágio voluntário.
Atualizar e debater temas de interesse social e empresarial mediante semana de estudos, congressos, seminários e afins.
Áreas de Atuação:
A área de atuação é ampla, podendo o egresso atuar como:
Estilista: atua na criação de uma coleção para a indústria considerando seu público alvo ou para uma pessoa específica.
Modelista: trabalha elaboração de padronagens de peças do vestuário, para a produção seriada ou peças únicas.
Vitrinista: profissional voltado à idealização e conceituação de vitrinas de Moda.
Gerente de Produtos: atua na gestão do processo produtivo na indústria têxtil, supervisionando o desenvolvimento de produtos, incluindo a modelagem e prototipia.
Ilustrador de Estamparia de Moda: produzindo ilustrações através da manipulação de imagens digitais, adequando as mesmas e construindo rapports às necessidades do produto.
Empreendedor: desenvolvendo seu próprio negócio.
Figurinista: criando a indumentária usada por um personagem de uma produção artística como o teatro, vídeo ou cinema.
Diretor criativo: atua na gestão do processo criativo na indústria têxtil e de confecção, supervisionando o desenvolvimento conceitual até a elaboração das diretrizes de uma coleção e seu desenvolvimento
Ilustrador: produzindo ilustrações através das técnicas de ilustração de Moda manual ou digital, adequando as imagens para o universo contemporâneo.
Designer de joias, e acessórios: atua na criação de uma coleção de joias e/ou acessórios para a indústria considerando seu público alvo.
Personal Stylist: atua assessorando pessoas nos processos ligados à composição da sua imagem pessoal e guarda-roupas.
Produtor de Eventos de Moda: planejar coordenar e organizar eventos diversos na área de Moda.
Consultor de Moda: atua na pesquisa de Moda voltada à criação de coleções de produtos do vestuário e acessórios.
Comprador de produtos de Moda: atua em empresas do comércio atacadista e varejista, planejando as compras e coleções de produtos do vestuário.
Designer Têxtil: pesquisa e elabora padrões têxteis voltados à um público de Moda.
Fonte: Unisal
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