Em diversas culturas e ao longo do tempo a vestimenta foi metamorfoseando-se e adquirindo características únicas e intrínsecas aos tempos à qual pertence. A priori, como sabemos, as roupas nos protegem, envolvem nossos corpos para que não estejamos vulneráveis às variações ao nosso redor. Mas, além disso, têm finalidade estética, social, comunicacional e até ritualística.
Mas hoje, no século XXI, qual caminho a moda está seguindo? De um lado, o consumo desenfreado de roupas fast-fashion, do outro, funde-se à ciência para criar tecnologias vestíveis. Os corpos modernos, em completas transmutações – sejam em virtude de alimentos geneticamente modificados, infinitos remédios ou ideais estéticos –, encontram nesta relação moda-tecnologia a possibilidade de um futuro onde o que vestimos, interagindo com nosso organismo (e aliado às nossas necessidades), definirá nossas relações e sentidos com o ecossistema.
Para reforçar a tendência, o tema do próximo Met Gala – evento que angaria fundos para o Metropolitan Museum of Art‘s Costume Institute (museu dedicado a exposições de vestuário, em Nova York) no qual há um suntuoso baile com o mesmo tema da exposição que o procede – será Manus x Machina: Fashion in an Age of Technology (Mãos X Máquina: Moda na Era da Tecnologia, em tradução livre).
“Os wearables, nome em inglês para os dispositivos vestíveis, estão fazendo muitos desenvolvedores olharem a moda com outros olhos, não só para atrair um público diferente dos geeks do Vale do Silício, como também para aprimorar e refinar seus produtos cada vez mais, tornando-os atraentes e tão indispensáveis no dia a dia quanto, digamos, um sapato”, conta-nos Luiza Medeiros em seu artigo sobre Tecnologias Vestíveis. Vestir algo que interaja com você, mas que possibilite concomitantemente sua interação com as coisas ao redor é a meta.
Já imaginou trocar a música do seu smartphone simplesmente deslizando a mão pela roupa? Ou, ainda, acender/apagar a luz de um cômodo com o mesmo comando? A proposta deste tecido conectado – que pode ser usado para confeccionar qualquer peça de vestuário – é conhecida como Projeto Jacquard, da gigante Google. Quando se fala em moda e tecnologia, um dos expoentes máximos é a estilista holandesa Iris van Herpen. A designer de moda possui em seu time de criação uma equipe de programadores que passam o dia em computadores estudando formas de transformar suas ideias em criações tangíveis. Muitos elementos são obtidos através de impressoras 3D, outros, tão artesanais quanto, compreendem acabamentos cortados e costurados à mão, num trabalho minucioso que envolve horas de dedicação.
Se antes os autômatos de filmes como Eu, robô e Ex Machina nos assustavam, hoje me parece que não estamos muito longe de nos transformarmos – nós mesmos – em máquinas ambulantes…
Fonte: Pedro Gonçalves, Blog Men's Market
Procurando Oficinas de Costura Externa em Americana, Santa Bárbara e Região?
Curso de Tecnologia em Design de Moda da Unisal
Escola em Americana lança Curso de Estamparia Digital
Semana da Moda da Unisal 2018, de 6 a 9 de Novembro
Tendências da moda Primavera/Verão 2016
TEORIA DOS SETE ESTILOS UNIVERSAIS
TENDÊNCIAS DE MODA QUE VOLTARAM PARA A ATUALIDADE
REDES SOCIAIS: PRÓS E CONTRAS
PANTONE: O QUE É E PARA O QUE USAR?
AS NOVAS TENDENCIAIS ESTÃO VIRANDO ATEMPORAIS?
O Portal Americana Moda une os empresários envolvidos na indústria, serviços e comércio de moda e vestuário tendo como ponto de contato a região de Americana e Santa Bárbara D'Oeste, famoso pólo de moda brasileiro. Para você que é industrial da moda e vestuário de Americana, Santa Bárbara e região chegar mais longe e aumentar suas vendas no atacado, atingindo lojistas que até então não conheciam sua marca ou não consideravam te visitar na hora de abastecer e renovar seus estoques. Para você que é lojista de São Paulo e Interior e procura expandir as opções de compra no atacado dentro das mais variadas tendências da moda, com um amplo leque de opções à sua disposição. Para você que é industrial da moda e vestuário de São Paulo e Interior e procura serviços de qualidade para sua costura externa e já conhece o potencial e a qualidade das oficinas de costura de Americana, Santa Bárbara D'Oestes e região, mas não tinha acesso a todas as opções disponíveis na hora de escolher a oficina mais adequada para você. Para você que vive o setor de moda e vestuário de alguma forma, um canal de notícias, informações, anúncios de vagas, serviços e equipamentos. Nosso objetivo é AUMENTAR O PODER DE ALCANCE DA SUA EMPRESA e GERAR MAIS NEGÓCIOS!