Com a pandemia do Covid-19 e suas consequentes restrições, aliada às incertezas da crise econômica, várias empresas enfrentam dificuldades e são forçadas a demitir colaboradores. Diante deste cenário, muitos empreendedores optaram por reinventar seus negócios investindo no ambiente digital.
A instabilidade nos casos de infecção pelo COVID-19 e as incertezas em relação a possíveis lockdowns e outras restrições, fizeram com que o setor de moda no município de Americana ficasse vulnerável durante todo o período da pandemia.
Segundo dados do Data Sebrae, o segmento de Moda está no topo do ranking entre os pequenos negócios:
Data Sebrae, Painel interativo - Americana -SP
Empresários da região de Americana, cidade do interior do Estado de São Paulo, passam por um momento de avaliar seus processos e planos de negócio para se adaptarem à nova realidade. Segundo o Boletim de Impacto e Tendências do Sebrae, a elaboração das coleções deverá acompanhar essas mudanças desde a indústria ao comércio varejista. O comportamento do consumidor também mudou e deve-se levar em consideração o fato de estarem mais críticos e com menor poder aquisitivo.
Acompanhando as novas tendências do mercado, muitas marcas expandiram e otimizaram seus negócios para o meio digital, criando estratégias inovadoras para alcançar seus clientes e até mesmo prosperando em suas vendas. Mas por onde começar?
Identifique oportunidades
Primeiro, é importante analisar o seu histórico de vendas e verificar pontos de melhoria no qual podem se tornar oportunidades. Pode ser o momento de investir em um atendimento diferenciado que o universo online pode proporcionar ou até mesmo estudar formas de entrega dos produtos, como o drive-thru e delivery (atendendo todas as medidas de segurança) que podem facilitar e agilizar as vendas.
Aprenda a inovar no seu negócio
Pesquise sobre as tendências da área de atuação da sua empresa e procure aprender novos caminhos para diferenciar e potencializar o seu negócio frente a concorrência. Com o isolamento social, a procura por cursos on-line cresceu e essas plataformas estão cada vez mais aprimoradas oferecendo o conhecimento que pode ser uma grande ajuda nessa crise.
Abaixo três dicas de sites para aprender vendas online:
Cursos online do Sebrae
Ampla área de ensino para capacitar e desenvolver empreendedores.
https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline
Ferramentas para redes sociais e negócios online
https://www.facebook.com/business/news/3-cursos-gratuitos-para-aprender-a-anunciar-no-facebook
https://skillshop.exceedlms.com/student/catalog/browse?utm_source=google_ads_hc&utm_medium=google_ads_help_center&utm_campaign=browse_all_skillshop
Capriche no marketing digital
Ao entrar no ambiente digital, há diversos canais e ferramentas que possibilitam a interação com o público. Com base em pesquisa do Sebrae em relação ao impacto da pandemia do COVID-19 nos pequenos negócios, constatamos que a taxa de empresas que vendem seus produtos e serviços online subiu de 54% para 70% entre junho e novembro de 2020. Entre as redes sociais usadas pelas empresas brasileiras, o WhatsApp aparece em primeiro lugar com 84%, o Instagram vem em segundo com 54% e o Facebook em terceiro, sendo usado por 51% pelas empresas. Contudo, é importante desenvolver nesses canais um visual criativo para a marca, com divulgação constante e produção de conteúdo com informações relevantes sobre o mercado de atuação da marca, facilitando a busca e permitindo que novos clientes encontrem a marca no meio digital.
A adaptação para novas formas de vender e interagir agrada os clientes, pois oferece praticidade e comodidade, necessárias neste momento de incertezas. A oportunidade de encontrar novos meios e estratégias para enfrentar de forma positiva o desafio às novas demandas do mercado, adaptando-se a novos cenários, trazem alento ao setor de moda, ampliando possibilidades e dando garantias econômicas a curto prazo.
ARTIGO ESCRITO POR
Leticia Beserra da Silva*
Lucas Prearo Vicente
*
Mariana de Oliveira Messias*
* Alunos do curso de Moda do Unisal.
Referências
BOLETINS de Impacto e Tendências Setoriais. p.6, SEBRAE, 2021. Disponível em:
https://bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/a7dab610e17bfda20e931ec6496062d2/$File/30619.pdf. Acesso em: 03 de março de 2021.
CENÁRIOS e tendências setoriais. SEBRAE, 2021. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/sebraeaz/leia-os-boletins-de-mercado-de-cada-setor-e-atualize-a-sua-empresa,de5f974198962510VgnVCM1000004c00210aRCRD. Acesso em 12 de março de 2021.
COMO SE REINVENTAR e destacar seu negócio na pandemia. SEBRAE, 2021. Disponível em:https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/empreendedorismofeminino/artigoempreededorismofeminino/como-se-reinventar-e-destacar-seu-negocio-na-pandemia,b409f01eacad7710VgnVCM100000d701210aRCRD. Acesso em: 25 de fevereiro de 2021.
DINO: Busca por cursos on-line cresce durante a pandemia. Terra, 2021. Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/dino/busca-por-cursos-on-line-cresce-durante-a-pandemia,2d046a20959de19961407e707708965a38w59bgy.html. Acesso em: 26 de fevereiro de 2021.
HEIDERICH, Pedro. Retorno tem alívio e incerteza entre comerciantes. O LIBERAL, 2021. Disponível em: https://liberal.com.br/cidades/regiao/retorno-tem-alivio-e-incerteza-entre-comerciantes-1493573/. Acesso em 19 de abril de 2021.
LIVES podem ser aliadas na hora de vender. Sebrae seu negócio. SEBRAE, 2021. Disponível em: https://sebraeseunegocio.com.br/artigo/lives-podem-ser-aliadas-na-hora-de-vender/. Acesso em: 14 de abril de 2021.
PEQUENOS NEGÓCIOS em segmentos mais vulneráveis à crise do coronavírus. SEBRAE; DataSebrae, 2021. Disponível em: https://paineis-lai.sebrae.com.br/single/?appid=f9c6ba40-ae97-4aee-804e-2eff863f4a6f&sheet=ce0f6f6d-5f3f-45e1-a4bd-31363554586b&opt=currsel&select=clearall. Acesso em: 12 de março de 2021.
Procurando Oficinas de Costura Externa em Americana, Santa Bárbara e Região?
Curso de Tecnologia em Design de Moda da Unisal
Escola em Americana lança Curso de Estamparia Digital
Semana da Moda da Unisal 2018, de 6 a 9 de Novembro
Tendências da moda Primavera/Verão 2016
TEORIA DOS SETE ESTILOS UNIVERSAIS
TENDÊNCIAS DE MODA QUE VOLTARAM PARA A ATUALIDADE
REDES SOCIAIS: PRÓS E CONTRAS
PANTONE: O QUE É E PARA O QUE USAR?
AS NOVAS TENDENCIAIS ESTÃO VIRANDO ATEMPORAIS?
O Portal Americana Moda une os empresários envolvidos na indústria, serviços e comércio de moda e vestuário tendo como ponto de contato a região de Americana e Santa Bárbara D'Oeste, famoso pólo de moda brasileiro. Para você que é industrial da moda e vestuário de Americana, Santa Bárbara e região chegar mais longe e aumentar suas vendas no atacado, atingindo lojistas que até então não conheciam sua marca ou não consideravam te visitar na hora de abastecer e renovar seus estoques. Para você que é lojista de São Paulo e Interior e procura expandir as opções de compra no atacado dentro das mais variadas tendências da moda, com um amplo leque de opções à sua disposição. Para você que é industrial da moda e vestuário de São Paulo e Interior e procura serviços de qualidade para sua costura externa e já conhece o potencial e a qualidade das oficinas de costura de Americana, Santa Bárbara D'Oestes e região, mas não tinha acesso a todas as opções disponíveis na hora de escolher a oficina mais adequada para você. Para você que vive o setor de moda e vestuário de alguma forma, um canal de notícias, informações, anúncios de vagas, serviços e equipamentos. Nosso objetivo é AUMENTAR O PODER DE ALCANCE DA SUA EMPRESA e GERAR MAIS NEGÓCIOS!